sábado, 27 de Abril de 2024  09:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-10-2013

Festivais de Outono na UA: Do erudito ao jazz sem esquecer as crianças.


A "diversidade e a qualidade" reforça-se na edição de 2013 dos Festivais de Outono, de 18 de Outubro a 22 de Novembro, iniciativa ...

A "diversidade e a qualidade" reforça-se na edição de 2013 dos Festivais de Outono, de 18 de Outubro a 22 de Novembro, iniciativa anual da Universidade de Aveiro. Dos Festivais constam a música clássica, o jazz, espectáculos que cruzam música e teatro e criações especialmente dirigidas às crianças, eventos em formato de concerto sinfónico, de recital (música de câmara ou a solo) e outros pensados para músicos e investigadores, como conferências e 'materclasses'.

O programa para 2013 “reforça a intenção das edições mais recentes de providenciar espaço de palco para artistas portugueses de alto valor”, caracteriza António Chagas Rosa, professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro e programador dos Festivais.

O programa abre dia 18 de Outubro com a Sinfonia n.º1 e o Triplo Concerto para Piano, Violino e Violoncelo, de Ludwig van Beethoven, na interpretação da Orquestra Filarmonia das Beiras, acompanhada por Pedro Burmester (piano), Paulo Gaio Lima (violoncelo) e Ana Pereira (violino), e direcção de Ernst Schelle.

Será também a Filarmonia das Beiras a encerrar o Festival, a 22 de Novembro, acompanhada pelas Orquestras de Sopro e de Cordas do DeCA e pela soprano Dora Rodrigues. Este concerto inclui clássicos do séc. XX, tais como o bailado “Petrouchka” de Stravinsky, canções com orquestra de Richard Strauss e o poema sinfónico “Paraísos Artificiais” de Luís de Freitas Branco, e será dirigido por Luís Carvalho.

A vertente didáctica da programação também não foi esquecida. Materializa-se na inclusão no programa de recitais com alunos de Doutoramento em Performance e de um recital de percussão com Tiago Ferreira, vencedor do Prémio de Interpretação Frederico de Freitas/Universidade de Aveiro 2013, para além da conferência de Alexandre Delgado, sobre música russa e checa do século XIX, e das 'masterclasses' do cravista Miguel Jalôto e de canto com Pierre Mak. Miguel Jalôto dará ainda um recital de cravo, a 11 de Novembro, especialmente dirigido a pianistas e organistas, com compositores franceses e alemães do período barroco.

Por outro lado, a música russa e checa do século XIX, mais concretamente os Quartetos com piano de Anton Rubinstein e Antónin Dvorak, é precisamente o tema do concertos do Moscow Piano Quartet constituído por Alexei Eremine (piano), Alexei Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (violeta), Guenrikh Elessine (violoncelo), dia 23 de Outubro, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte.

A formação de públicos e a dedicatória às crianças são também pontos de honra no programa dos Festivais. O espetáculo “Vamos fazer uma ópera!”, baseado em “O pequeno limpa-chaminés”, de Benjamin Britten, com encenação de José Geraldo e numa versão concerto, em português, de Alexandre Delgado, decorre dia 2 de Novembro, no Auditório da Reitoria da UA. A interpretação será da Orquestra Filarmonia das Beiras, com alunos da classe de canto da UA, do Coro Infantil e Juvenil de Santa Joana e com direcção de António Vassalo Lourenço. Dia 4, está agendado o espectáculo de música teatral “Anatomia do Piano”, pela Companhia de Música Teatral. O jazz entra no programa pela mão da cantora e professora do DeCA, Helena Caspurro, com um concerto de lançamento do seu novo álbum “Paluí”, a 20 de Novembro.

Para além destes, o programa inclui vários outros espectáculos e eventos com nomes de “alto valor” no panorama musical.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®